Vamos trocar seguidores? (Para refletir)

11:57

Hello Everyone!

O texto de hoje é direcionado à todos os que trabalham com formação de conteúdo na internet, e mesmo que você não trabalhe com isso, acredito que vai ser de grande ajuda para não dar nenhum deslise nas redes sociais!


Essa simples (ou não) pergunta, me tirou do sério esses dias. E depois de percorrer alguns grupos no facebook, percebi que a turma que tem blog de hoje em dia, pelo menos uma boa parte, só está interessada, unicamente em números, em bastante seguidores, em ficar famosinho. Não é algo que não tinha se notado antes, mas acontece que esse interesse vem se intensificando nesses últimos dias.
Com o sucesso do Youtube, vários jovens tem embarcado no mundo do entretenimento através da internet, pois é algo lucrativo quando se alcança um certo número de inscritos e likes. Acontece que os números estão sendo mais importantes do que a qualidade do que se pode assistir ou ler. A blogosfera é uma sociedade muito mais antiga do que o Youtube, e vários blogs atingiram o patamar de famosos, e é o que os blogueiros iniciantes almejam. Uma parceria aqui, um presentinho ali, um contive para participar de um evento, um contrato de publicidade. Mas já parou para pensar que isso não pode ser alcançado apenas com números?
A situação pela qual passei me fez perceber dois pontos muito importantes: 1- É muito difícil se sair do mimimi quando é com a gente (e eu fiquei feliz que mais ninguém tomou partido). 2- Parece que as pessoas acreditam que somos obrigados a seguir de volta ou retribuir um like ou um comentário. Estamos em pleno século XXI, para um pouco e pensa comigo, como alguém pode fazer sucesso ou algo do tipo, se tem apenas pessoas que retribuíram algo? Como alguém pode conseguir um público, sendo que tem apenas pessoas que podem nem estar lendo seu conteúdo, mas apenas retribuindo algo que você fez?
Além de ser feio, ficar por aí dizendo que troca likes e seguidores é um grande sinonimo de carencia e atençao e uma sede por ficar famoso. É totalmente aceitável sair para divulgar nosso trabalho pelas redes sociais, pedindo as pessoas que compartilhem, deixe um like se gostou, que comente algo interessante, isso é interação, comentar algo, não porque é obrigado a retribuir, mas porque gostou do conteúdo. Os blogueiros devem crescer em conteúdo e em qualidade e não em números de seguidores, pois isso não significa absolutamente nada. Fazendo com amor e dedicação, acredite, o caminho vai ser longo, mas algo de bom virá!



Por Henrique Oliveira
Publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixe seu comentário e Compartilhe com os amigos!
Me siga nas redes sociais!
facebook  twitter ✯ bloglovin 
 instagram tumblr pinterest

Acho que você vai gostar desses também!

7 comentários

  1. Concordo com cada palavrinha. Troca de inscritos, seguidores, likes e etc é furada. Se vejo um blog participando disso já até desanimo, sei lá, mostra que a pessoa tá se importando muito mais com números do que com qualidade. Adorei a postagem, Beijos Lully!

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, o que mais me incomoda é ter o conteúdo desprezado. Como os likes são considerados mais importantes, é nítido que muitos blogs/canais só oferecem mais do mesmo. E não quero ser dura aqui, é bem difícil sair do lugar comum, ainda mais com tanta gente querendo ganhar espaço. Mas tem gente que nem tenta e acredito que, em suas andanças pela internet, você já tenha percebido isso. Eu ligo para acessos sim porque, se me empenho para tentar colocar algo diferente no ar, gostaria que as pessoas vissem. Mas sempre me importei mais em saber que a pessoa realmente leu do que simplesmente passou no blog para deixar seu like, esperando que eu retribuísse o "favor". Minha expectativa é que, cedo ou tarde, essas pessoas percebam a efemeridade da fama nesses termos...
    E desculpe ter feito um desabafo aqui haha.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:44

    Super concordo com vc Henrique!!! Que reflexão amei!

    Confesso que nunca me senti confortável com isso de trocar likes! Nunca participei, sério, pq é rídiculo hahahahahaha, sempre pensei assim, mas não sabia como me expressar a respeito.
    Mas vc super representou minha inconformidade e com as palavras certas...

    Sério, é frustrante quando você percebe isso, que muitos estão aqui por "fama" e não por amor!
    Mas é mto diferente, vc ter um público do que retribuidores, e é nítido, vc vê a pessoa com 200 mil inscritos por exemplo e 500 curtidas numa foto no insta... quando vejo isso saco na hora que o "publico" que a pessoa tem é de faixada! Pra mim, mais vale 10, 100, 1000 inscritos amigos, do que 100 mil fantasmas rsrsrs

    Eu admirava um blog aí, e sonhava um dia chegar no patamar dele, até a autora do blog me adicionar num grupo de facebook de troca de seguidores e likes, foi decepcionante rsrs saí na hora!

    Desculpa o textão! Mas que continuemos a blogar por amor, com qualidade e respeito <3
    bjssssss

    ResponderExcluir
  4. Compartilho a mesma opinião!
    A pessoa vive de "sigo de volta" e quando você abre o blog dela o conteúdo e totalmente clichê, o texto parece que não foi revisado e tem anúncio em cada canto do blog. É péssimo!
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae Bryan! Os blogs de hoje estão ficando sem amor e sem engajamento, mas cabe à nós fazer a diferença! Obrigado pela visita ^^

      Excluir